Em pequena lembro-me que passava grande parte do meu dia a brincar na rua, praticamente ia a casa para comer, dormir e pouco mais. Brincava-se às escondidas, ao lencinho, ao garrafão, ao berlinde… ao que fosse… Pouco era o tempo dedicado a ficar em frente à TV, excepto claro quando chovia, ou quando estava doente.
Recordo-me de algumas séries que via na altura, que simplesmente adorava, como o Tom Sawyer ou a Heidi, ou ainda a Ana dos cabelos ruivos por exemplo, que tantas vezes me fizeram rir perdidamente ou chorar copiosamente.
Hoje sou mãe…. Como tal, dou por mim a olhar atentamente para tudo o que a eles diz respeito, o que inclui (vezes demais do que eu gostaria…) a TV. Sinto-me muitas vezes perdida com o que devo ou não deixar ver, já que hoje em dia a oferta é bastante… e do mau ao menos mau, há toda uma panóplia à escolha…
A Heidi é órfã. Vive com o avô até certa altura em que é obrigada a ir viver para a casa onde a tia trabalha, onde mora uma menina paraplégica cuja mãe também já morreu... (What?! Really?!) Dou por mim a querer desligar a TV e a achar que tudo isto é muito violento aos olhos de uma criança de 5 anos… (e de facto é.) Observo-o com os olhos brilhantes sem perceber porque raios a menina tem que largar o avô, as cabras e o Pedro e ir morar para uma casa onde não conhece ninguém com uma governanta que “é má como as cobras”… e o facto é que eu também não percebo… e fico muitas vezes sem palavras para lhe poder explicar o porquê…
Quando fez 4 anos, a madrinha dele enviou a coleção do Tom Sawyer. Coloquei o DVD e fui à cozinha fazer as pipocas… quando cheguei vi-o a tapar os olhos (deixando aquele dedinho maroto aberto para ir vendo aos bocadinhos)… olhei para o écran e vejo o Tom a ser sovado pelo professor da escola, com reguadas no rabo… seguidas de um Tom a saltar pela janela da escola... (hein?!) Claro está que a colecção foi escondida de imediato… Não me lembrava disto ser assim… (Glup…)
E agora?
O que é melhor?
Desenhos animados com violência emocional, ou com violência física? Homem Aranha ou Heidi? Pokemon ou Tom Saywer? Sim, é verdade que há mais escolha, sim, também é verdade que poucos são os que não têm nada disso… ou podemos simplesmente desligar a TV e brincar em família… (soa-me tão bem…) mas podemos alheá-los do mundo? Não estaremos a passar a mensagem de que não devemos lidar com as emoções? Nós tivemos que lidar com elas… não tínhamos grande escolha… o meu instinto diz-me que devo protege-los, mas… e se os tornarmos super-protegidos? Vão ser adultos alguma vez? Saberão lidar com as suas emoções, com os seus conflitos e frustrações? E mais… conseguirão lidar com os seus pares que não tiveram limites ou super-protecções?
Ahhh… por agora contento-me com o dia da NÃO TV semanal que acordámos… e vamos vendo… a refletir!